1. O que é uma Startup?

1. O que é uma Startup?

1. O que é uma Startup? 1920 1080 cdmcontabilidade

1. O que é uma Startup?

Startup é uma empresa em fase inicial que possui uma proposta de negócio inovadora, escalável e com grande potencial decrescimento e que por consequência, consegue atrair a atenção de investidores..

O que diferencia esse modelo das empresas tradicionais é a exatamente o fator inovação.

Por exemplo: uma padaria nova que abriu no seu bairro mas que funciona como todas as outras, não pode ser considerada uma startup, pois “vender pães” já é uma modelo de negócio seguro com viabilidade comprovada. Para ser considerado startup, a empresa precisa ter uma proposta que ainda não foi testada no mercado, ou seja, ela existe em um cenário de incertezas.

É importante lembrar que as Startups podem ser empresas de qualquer área do mercado, e não somente do ramo de tecnologia como muita gente acredita. O que acontece é que elas utilizam a tecnologia como aliada para torná-las facilmente propagáveis, como podemos ver nesses exemplos de cases de startups de sucesso:

Uber: A rede de transporte que conecta passageiros com motoristas através de um aplicativo móvel começou em 2008 com a ideia de que os usuários pudessem solicitar um carro com apenas um clique em seus smartphones.

A partir disso, a Uber começou a se popularizar em todos os continentes e, hoje, conta com 15.000 funcionários em todo o mundo e uma valorização de aproximadamente 50 bilhões de dólares.

Airbnb: Essa empresa começou como uma startup que atendia as solicitações de um mercado para conectar proprietários de imóveis a viajantes. 

Atualmente, a Airbnb está presente em 192 países, 35 mil cidades ao redor do mundo e tem uma posição privilegiada no ranking das startups mais bem-sucedidas do momento.

Netflix: O serviço de streaming surgiu da ideia de uma “locadora de filmes delivery”. Pensando na otimização dos serviços e com a popularização da Banda Larga da internet, a pequena startup teve a grande sacada de trazer o aluguel de filmes do mundo físico para o digital.

Assim, a empresa se tornou a maior referência de plataforma streaming e, hoje, tem seu modelo de negócio replicado até mesmo por gigantes do entretenimento como a Disney.

Então se você tem alguma ideia inovadora com potencial, saiba que ela pode se tornar um próximo caso de Startup de sucesso!

Acompanhe nosso blog para mais conteúdos como esse!