4 Dicas de Contabilidade para abrir uma clínica
Você que é profissional de saúde e pretende abrir uma clínica de saúde é importante se preparar bem antes de começar.
Empreender é uma decisão que exige uma visão global sobre o mercado em que você quer atuar, ter um objetivo bem definido e, sobretudo, realizar um bom planejamento.
Esses três pontos são importantes para realizar a gestão de uma clínica, assim como a de qualquer empresa.
Mas, quando falamos especificamente sobre abrir uma clínica de saúde, a área da Contabilidade tem algumas dicas que podem nortear o profissional da saúde empreendedor nesse início de processo.
Isso, porque a Contabilidade pode ser útil em diversas frentes.
Então, a seguir, você confere 4 Dicas sobre aspectos legais, tributários, trabalhistas e comerciais para ter uma ideia do caminho que será preciso percorrer até você se sentir seguro e confiante para abrir a sua própria clínica.
1. Aspectos legais
Lidar com a saúde das pessoas não é algo simples e envolve muita responsabilidade.
Por isso, para empreender na área de saúde é preciso ter o aval da ANS – Agência Nacional de Saúde, que classifica a clínica de acordo com as especialidades e procedimentos ali realizados.
Então, é preciso se informar sobre quais são as exigências para as especialidades e procedimentos que você pretende oferecer na sua clínica.
Além disso, há outros órgãos que precisam autorizar a abertura de uma clínica, como a Vigilância Sanitária, o Corpo de Bombeiros e a Prefeitura da cidade.
Ou seja, é imprescindível se informar sobre esses requisitos.
E contar com um profissional especialista nessa área, experiente e capacitado pode dar mais segurança e confiabilidade para o planejamento de abertura da sua clínica.
2. Aspectos tributários
Outro ponto fundamental para abrir uma clínica é definir como ela vai se enquadrar em relação às obrigações tributárias.
Os aspectos tributários envolvem a decisão de abrir a clínica como pessoa física ou pessoa jurídica, por exemplo.
E cada alternativa traz uma série de vantagens e desvantagens em relação à forma como você recolherá impostos, valores, quais garantias serão dadas, que obrigações e direitos você terá, entre outros pontos importantes de serem analisados com calma e por quem entende do assunto.
3. Aspectos trabalhistas
Outro ponto importante para quem pensa em abrir uma clínica é estipular a equipe de trabalho – quantos colaboradores serão necessários para manter a clínica em funcionamento e que profissionais serão esses.
Vale a pena listar as funções que necessitam de mão de obra especializada e que profissionais poderiam ser responsáveis por cada atividade.
Normalmente, além dos médicos e/ou profissionais da saúde, uma clínica precisa de profissionais da área administrativa, limpeza, marketing, contadores e advogados.
Depois de definir os profissionais necessários, é muito importante considerar a possibilidade de contratar por dias específicos, para reduzir gastos que não precisam ser contínuos.
Independente do regime de contratação, é conhecer a legislação para assegurar os direitos trabalhistas dos funcionários contratados.
4. Aspectos comerciais
E, finalmente, mas não menos importante, é imprescindível avaliar os aspectos comerciais ao planejar a abertura da sua clínica, como a localização e a infraestrutura do imóvel, por exemplo.
Esses pontos podem ser determinantes para garantir o fluxo de pessoas e o sucesso da sua clínica.
Nesse sentido, antes de escolher um lugar e um imóvel, é preciso conhecer o perfil dos pacientes da sua clínica, e obter informações sobre faixa etária, escolaridade, renda e patologias mais comuns.
Outro ponto importante é avaliar o entorno do imóvel antes comprar ou alugar.
Então, é fundamental procurar saber quais são os concorrentes e que opções existem para o perfil dos seus clientes na região pretendida.
Gostou das dicas?
Elas são úteis para quem está iniciando o processo de planejamento para abrir uma clínica.
Esse processo é lento e exige atenção para evitar futuros prejuízos e decepções.
Se você quiser ou precisar de uma assessoria especializada em contabilidade para realizar um planejamento completo da abertura da sua clínica, a CDM tem profissionais experientes e capacitados à sua disposição. Entre em contato e saiba como nós podemos te ajudar.