A importância da contabilidade para a gestão empresarial, hoje, é inegável. É como dizem, um empreendimento que não elabora sua contabilidade é um empreendimento sem memória.
Ou seja, é por meio da contabilidade que o gestor tem acesso ao histórico da empresa: preços praticados, gastos com funcionários, carga tributária, entre muitas outras informações relevantes para a gestão do negócio.
Com o avanço da tecnologia digital, cada vez mais, a contabilidade vem deixando de ser usada no mero registro dos ativos e passivos para se tornar uma ferramenta estratégica na gestão empresarial.
Pois, as transformações tecnológicas que testemunhamos têm causado mudanças em áreas diversas que reforçam a importância da contabilidade para a gestão empresarial, como na legislação tributária, no modo de o governo fiscalizar empresas e na adoção de softwares de gestão, por exemplo.
Essas mudanças trazem desafios e a necessidade de adaptação. Mas, para quem está bem informado, ou bem assessorado, elas geram, sobretudo, oportunidades fazer mais com menos.
Basicamente, essa é a principal função de uma assessoria contábil na gestão empresarial: economizar recursos da empresa, aumentando a sua produtividade. Esse é o seu maior objetivo.
Sendo assim, vamos ver mais detalhadamente de que maneira uma assessoria contábil consegue economizar recursos e otimizar as ações de um empreendimento para ele obter resultados melhores.
O que faz uma assessoria contábil
Uma boa assessoria contábil será mais ou menos completa de acordo com a complexidade da companhia que a contratou e também do setor de mercado em que ela atua.
Como o Brasil é um país de regras bastante específicas, isso pode variar bastante de um setor para outro.
De toda maneira, o trabalho de uma assessoria contábil começa na elaboração de um diagnóstico da empresa contratante, que inclui o exame de dados contábeis, financeiros e tributários.
O objetivo é avaliar os eventuais erros na forma de prestar contas e corrigi-los para evitar problemas futuros como passivos tributários e trabalhistas.
Outras questões da alçada de uma assessoria contábil são, possivelmente, a escolha do modelo societário, se a empresa ainda não tiver sido criada, e a proteção do patrimônio dos donos.
É a partir dessa visão mais ampla do negócio que os gestores poderão tomar decisões mais conscientes para trilhar o caminho que levará sua empresa a obter um melhor desempenho.
Regime tributário
Quando se trata de economizar recursos de um negócio, uma das ações mais eficientes é optar pelo regime tributário que onere menos aquela atividade comercial.
Essa análise requer um estudo aprofundado do setor de atuação e da incidência de tributos nele.
Por exemplo, a noção de que o Simples Nacional é o regime de tributação que garante mais economia à empresa nem sempre é verdadeira.
Por isso, é importante ter o olhar de um especialista capaz de analisar em profundidade os benefícios de cada regime tributário e apresentar uma comparação entre as vantagens de cada um.
Outro papel da assessoria contábil é prevenir erros na prestação de contas que possam acarretar em retrabalho, multas e juros.
Atualização
No Brasil, além de ser complexa, a legislação tributária também é bastante dinâmica, o que requer atenção dobrada por parte dos empresários para manter o seu negócio sempre atualizado.
Estar em dia com essas mudanças também é da alçada de uma assessoria contábil.
E isso é importante para evitar não só a economia de recursos financeiros da empresa, como também a perda de tempo e constrangimento junto a órgãos fiscais e reguladores.
Melhoria no processo de gestão
Para que uma empresa cresça de forma sustentável, é importante encontrar soluções que otimizem o trabalho dos diferentes departamentos e proporcionem sinergia à organização.
Assim, além dos benefícios imediatos, a assessoria contábil oferece vantagens que influenciam positivamente no futuro do negócio através da economia e do planejamento.
A gestão empresarial é um processo complexo que requer, sobretudo, informação. Pois, por mais capaz que seja, nenhum gestor terá bons resultados sem estar bem informado sobre o seu negócio.
Uma assessoria oferece meios de produzir e compreender melhor as demonstrações financeiras e relatórios contábeis que o gestor precisa para a análise de desempenho e a tomada de decisão.
Por exemplo, ela pode auxiliar na análise de fluxo de caixa e gestão de receitas e despesas, o que permite obter mais ganhos e oferece mais controle sobre as despesas.
As possibilidades de atuação de uma assessoria contábil são inúmeras e podem ser adaptadas para servir às necessidades do gestor e aumentar o potencial de crescimento do seu negócio.
Esse é o tipo de serviço ideal para quem procura garantir mais eficiência nos gastos da empresa e construir um futuro sólido como empreendedor de sucesso.
Entendeu como uma assessoria contábil pode ajudar na gestão da sua empresa?
Se você quer saber mais sobre contabilidade e empreendedorismo, clique aqui e fique atualizado.