As viagens a trabalho são realizadas por colaboradores de uma empresa com fins relacionados à atividade empresarial.
Elas podem visar tanto a capacitação de funcionários, seja em congressos ou em um cursos, como também o relacionamento com clientes, seja através de encontros com potenciais parceiros ou até visando o estreitamento de relações com os consumidores.
Quais são os direitos dos funcionários e deveres do empregador durante uma viagem a trabalho?
Deve ser feito o controle de horas ou de atividades dos funcionários. O período extrapolado deverá ser considerado na contagem de horas extras.
Porém, também é importante se atentar para situações previstas nos acordos e convenções coletivas de trabalho, que podem estabelecer critérios específicos que regulam as viagens corporativas.
A legislação trabalhista prevê a necessidade de descanso entre dias trabalhados, sendo crucial que o trabalhador consiga repousar, onde quer que esteja.
Assim, havendo a necessidade de o empregado pernoitar na cidade onde o serviço está sendo prestado, o período de descanso não deve ser considerado como tempo à disposição do empregador.
Sobre as despesas, deve-se delimitar bem quais poderiam ser consideradas despesas de negócios essenciais nas viagens a trabalho. O melhor é que se tente custear todas as principais despesas que ajudem o funcionário a cumprir a meta principal da viagem. Porém, o empregador pode exigir a apresentação de comprovantes e notas fiscais dos valores despendidos como condição para efetivar os reembolsos.